quarta-feira, 11 de junho de 2008

O Dicionário de Análise de Discurso Lusófona

Segundo Marcuschi (1999), é importante dizer que até os anos 60 o estruturalismo esteve no auge na França, sofrendo a partir daí um processo de esgotamento com o avanço do gerativismo chomskyano, com o qual se passa a ter novas alternativas teóricas para a Lingüística. É neste contexto que surge a Análise do Discurso Francesa (ADF) como um "novo modo de leitura" diante do esgotamento dos demais métodos.

Em minha opinião, há um “esgotamento” da influência francesa, anglófona e estrangeira como um todo nos métodos de analise de textos utilizados no Brasil. Urge que se elabore um novo “modo de leitura” diante do esgotamento desses métodos.

Diante desta necessidade, busco através deste Dicionário de Análise de Discurso Lusófona dar visibilidade a trabalhos originais feitos em língua portuguesa que apontam para o surgimento de um novo modo de fazer análise de discurso, que se mostra consoante à realidade dos falantes da língua portuguesa.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Perspectivas teóricas na Análise do Discurso. Texto utilizado no Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Recife: CACUFPE, 2° Semestre de 1999.

Nenhum comentário: